sábado, 30 de abril de 2011

O primeiro mês a gente nunca esquece - parte 2

Pra você que tá chegando agora, antes de ler este texto é necessário dar uma olhada no post anterior. Isso aqui pode parecer novela mexicana mas, ainda assim, não basta ver um capítulo pra entender tudo o que aconteceu no mês. Aos que leram - e com certeza não conseguiram fazer mais nada das suas vidas aguardando a continuação rsrsr - o que se segue é uma contextualização dos acontecimentos na intenção de que a situação final possa ser digna de, ao menos, uma risada de canto de boca. Vou me esforçar pra isso. O peito rachado, como vocês vão ver, era só a ponta do iceberg. Peraí: peito? Ponta? Iceberg? Rachou? Maldito aquecimento global!


O Elixir dos deuses

Como já contei, as crianças tiveram a pega errada, que rachou o peito, que irritava as crianças porque ficavam com fome, que choravam, que deixavam a mãe desesperada, porque as crianças não mamavam, porque seu peito doía horrores, que desesperava o pai e que atormentava os avós. Mais tranquilo impossível. Numa situação dessas, você fica sujeito a qualquer tentativa, já que nada pode ficar pior. Acho que se naquele momento me mandassem passar a Maravilha Curativa do Dr. Humphreys (pra quem não conhece é um líquido que, resumindo, cura todas as doenças da letra de "O pulso ainda pulsa" dos Titãs, além também de curar mau-olhado, espinhela caída, frieira, bicho do pé, fimose e mau hálito entre todas as outras doenças existentes. Na verdade a medicina não faz muito sentido depois de sua invenção, não sei porque ainda existem médicos se formando...) no peito dela eu tava pronto pra executar esta tarefa. Com um espectro de atuação desses, um peito rachado seria pinto. Ops, acho que não ficou legal rsrsrs um peito rachado seria...mole. Ih, piorou... seria...simples, pronto.

Ainda que o peito estivesse no estaleiro, minha mulher se recusava a não oferecê-lo, numa dessas atitudes que só uma mãe tem a capacidade de ter. Imagina a culpa que ela carregaria em não oferecer o leite materno aos rebentos. Ainda assim, com dor e com pouco leite, as crianças não vinham se alimentando muito bem, o que fez com que não ganhassem peso no primeiro mês. E foi só aí que ela se convenceu de que era necessário que eles começassem a tomar o leite em pó de complemento (Similac no nosso caso). E aqui começa uma nova batalha: de um lado eu e meu sogro e do outro, ela e as, como eu gosto de chamar, defensoras da natureza.


Cadê minha mamadêla???

Aqui, meu amigo, eu comecei a me encrespar, encrespar nada, a ficar puto mesmo. Minha mulher começou a ler na internet e pegar informações com outras amigas e estava relutante em dar o complemento. Tudo que ela lia e escutava podia ser resumido desta forma: Belzebú foi alimentado com Nan e Satanás largou o peito porque começou com a mamadeira. As defensoras da natureza, ignorando nossa situação desesperadora e o peso das crianças, continuavam a bombardeá-la com a ideia de que qualquer leite que não o materno era prejudicial e que existiam indícios de que o Dath Vader foi pro lado negro da força por culpa de sua mãe, que não deu o peito. Meus amigos e amigas, é ÓBVIO que todos nós queríamos que eles mamassem somente no peito durante no mínimo os seis meses. Mas o que não podia ser ignorado era que o complemento não era uma opção, mas sim uma necessidade, que era descartada pelas conselheiras verdes. Isso me irritava profundamente já que este radicalismo estava prejudicando meus filhos.

Você é linda, seus filhos serão lindos e sua barriga
 vai voltar ao normal...
Algumas delas respondem pelo nome de doulas. É aquela mulher zen toda a vida, que curte florais, adora terapias alternativas, só toma homeopatia e tem o dom de dizer tudo o que uma mulher grávida com os hormônios enlouquecidos está louca pra escutar. Parceiro, vai por mim, se ouvir esse nome saindo da boca da sua mulher, corre sem olhar pra trás rsrsrs. Foi uma dessas, famosa por sinal, que disse pra minha esposa que ela não deveria dar complemento pras crianças de jeito nenhum, por nada nesse mundo. Só me resta então concluir que ela queria que as crianças perdessem cada vez mais peso e ficassem em uma situação ruim só porque ela achava que era contra as leis naturais, me poupe. O mais engraçado é que um dia desse fomos passear com as crianças no Museu da República e encontramos um amigão meu alemão, que conheci nos tempos em que moramos numa república em Niterói. Conversa vai, conversa vem e toquei no nome dela com ele, seus olhos se arregalaram: "você também conhecer esta mulher? Nossa, ela ser muita atraso" rsrsrs. Vejam bem, nada tenho contra as doulas, não estou generalizando mas, no meu caso, como se tratava de uma das mais famosas, fiquei horrorizado com sua incapacidade de entender o contexto e ser maleável nas suas convicções. Afinal, se seguíssimos suas orientações abalizadas, este blog poderia nem existir...

Nesse ínterim, diante do sofrimento geral, você vai acabar cedendo aos pedidos de sua mulher, no leito e lascada. Foi aí que concordei em chamar uma pessoa que iria lá em casa ajudar com o aleitamento, dar dicas e tudo mais, isso antes do Fernandes Figueira. Já viu, né, morri em R$ 100,00 nessa visita. Ela chegou, pegou as crianças, indicou a pega, disse umas palavras tranquilizadoras e deu uma dica que acabaria com qualquer possibilidade de um simples cochilo durante as noites seguintes. Como a mamadeira era coisa do tinhoso e faria as crianças abandonarem o peito, dorme com um barulho desses, elas deviam se alimentar através de uma sonda, nº6, nunca mais me esqueço. Olha que coisa formidável.

Era assim: você pegava um potinho pequeno e colocava o leite. Depois pegava essa sonda e com o auxílio de um pedaço pequeno de esparadrapo, colava no seu dedinho mindinho, que ia fazer o papel de bico do peito. Botava na boca da criança e ela mamava, sem o risco de jogar o peito pra escanteio. Você tá aí pensando: "ué, Cappelli, qual o problema disso?" Presta atenção, vocês não estão atentando para a funcionalidade disso. Primeiro que se uma mão sua está ocupada porque a criança está mamando no seu dedinho e a outra está ocupada segurando o potinho que está com o leite, quem está segurando a criança??? Ou seja, precisa de mais um. E aquela sonda dando mole, eles metem a mão, arrancam do seu dedinho, o pote vira, a sonda sai do pote, sai do dedo... mermão, cada vez era um suplício. Isso sem contar com a madrugada. Você com a vista tomada pela remela, doente de sono, tendo que acordar, pegar a sonda, colar no dedinho... era mais fácil eu chorar do que as crianças. O que me deixava mais louco é que uma simples mamadeira resolveria tudo...

E esse leite do potinho era alternado, ora materno ora complemento. Calma, acabo de perceber que estamos chegando na parte em que vocês vão conhecer a história do Fernandes Figueira. Tendo em vista que o leite materno era escasso no peito (eu e meu sogro maldosamente ficávamos falando que o peito era só uma salada, que o complemento que era o feijão com arroz rsrsrs) ficava comigo a incumbência de fazer a ordenha para oferecer na sonda. Amigo, eu apertava e apertava e apertava e fazia os movimentos circulares e apertava e quando já estava com os dedos dormentes, com sorte, tinha saído uns 30 ml rsrsrs. Aí tu imagina como nos sentíamos quando o potinho com este leite virava na hora de mamar rsrsrs. Cada esguicho que caía fora do pote era seguido de um "aaaaaaahhhhhhh que pena". Não sei o motivo mas quando eu apertava tinha vezes que saía leite em umas três direções diferentes, sendo impossível aproveitar tudo. Eu passava horas pra conseguir esta quantidade e cada ml era uma conquista.

Minha mulher ficava muito triste com isso, ela queria jorrar leite. Depois de algumas idas ao pediatra e das crianças não terem ganhado peso ela se rendeu. Depois, com o passar do tempo, aceitou a mamadeira também, fase em que eles ganharam peso rapidamente e, PASMEM!, continuam no peito até hoje. Eu estava livre da sonda, as crianças choravam menos porque estavam com menos fome e toda a logística tinha sido facilitada. As coisas começavam a entrar nos eixos. Bem, tô me perdendo, vamos ao caso.

Como vocês viram, o trabalho da ordenha era brabo. Horas e horas por míseros mililitros. Quando chegamos no Fernandes Figueira, ficamos na sala de espera já que tinha uma pessoa sendo atendida. Estamos escutando as orientações e ganhamos até potinhos que são adequados para armazenar o leite, são aqueles vidros compridos de nescafé, tipo aquilo. Enquanto olhávamos aquele pote sonhando em um dia transbordá-lo, com minha mulher se culpando por não ter muito leite, triste e frágil, sai uma menina de uns 50kg de dentro da salinha, que tinha entrado uns cinco minutos antes, com quatro potes daqueles cheios debaixo do braço rsrsrsrsrsrsr. Aquilo foi fatal e minha mulher foi aos prantos imediatamente, enquanto eu e meu sogro ríamos e a abraçávamos sem parar diante da cara dela de "noooooooooossa quanto leite buááááá rsrsrsrsr" Lá funciona também o banco de leite e a menina estava fazendo sua doação bem na hora rsrsrs.

Apesar disso saímos de lá bem felizes e confiantes de que tudo daria certo. Ao quadrado, é claro.


13 comentários:

  1. HAHAHAH!! SINCERAMENTE? não suporto essas teorias verdes, já até postei sobre isso!! como me irrita! meus 2 filhos mamaram no peito e na mamadeira tbm! não morreram e nem eu morri! acho que isso virou uma puta de uma profissão!!! nunca vo doula fazer caridade, nem uma especialista em lactação vir aki de graça!!sem que ''elas'' vão se ofender como eu me ofendo muito mais a cada absusrdo que leio, do tipo,''os filhos de parto normal são crianãs mais felizez, saudaveis''ahhhh .admiro sua esposa por ter sido forte e ter tentado até o ultimo momento, mas admiro tbm por ela ter dado prioridade ao seus filhos signifique isso dar uma mamadeira, ou qualquer outra atitude.

    ResponderExcluir
  2. Rogério, cada texto que leio, choro de rir e fico imaginando as cenas que vc descreve com tanto talento. Na boa, VOCÊ DEVE ESCREVER UM LIVRO. Vou começar um campanha forte, igual a 'militante dona verde' para vc juntar estes post e publicar. Comprarei um exemplar e exigirei um autógrafo, OBEVEO. Pense nisso please! Um beijo para sua mulher. Virei fã dela. Bração! Jê.

    ResponderExcluir
  3. RSRSRS, sinceramente queria dar conta de amamenta-los somente no peito mas sei que não vou dar conta, então toma -lhe mamadeira, eu tomei mamadeira, meus irmãos tomaram, e meus filhos vão tomar se preciso!!! Apoio a Jemima VOCE DEVE ESCREVER UM LIVRO, e vou mostra-lo aos meus filhos e dizer foi aki que vi a realidade nua e crua de ter filhos,e o melhor com muito Humor, bjos para vc sua esposa e seus filhotes..

    ResponderExcluir
  4. To muito emocionada, mas ao mesmo tempo não paro de rir. No meu caso não podia amamentar devido a um medicamento. Eu jorrava leite, por ter umtumor na hipofise, e teria de tomar um medicamento pois este tumor poderia me causar cegueira. Então vimos que não seria muito viavel uma mçae cega com filhos gêmeos.
    Demos o Nan nos primeiros meses, e depois o pediatra deles recomendou o Bebelac, já que custava mais barato e tinha os mesmos componentes que o Nan. Deu tudo certo depois1 Hoje os dois estao correndo, aprontando, e ontem pedi até ao pediatra que me passase vitaminas. isso mesmo vitaminas para mim!!! Tenho que esta mais a frente em energias do q eleshehehehe
    Beijos pra vc e sua familia linda!!! Continue escrevendo, não para não.

    ResponderExcluir
  5. Tô adorando essa historia "As aventuras do papai e os gemeos" kkkk muito bom!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. bah vcs foram heróis...amo ler o blog de vcs...eu tive algo parecido, tirando a historia do dedo com sonda, q estresse...confesso que não conseguiria adicionar isso ao meu estresse dos primeiros dias...claro que sempre quis amamentar pelo menos até os 6 meses...eles mamaram até 7 mas junto com o Nan na mamadeira desde o hospital...sem estresse heheh tomavam os dois sem reclamar de nada. parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Ana, já vi que nós dois adoraaaaaaaaamos as doulas rsrs

    Jemima e Camyla, quem sabe? Vamos semeando. Agora, sem exagero porque dois já tá de muito bom tamanho rsrs

    "Jess" nem me lembre do preço. E aqui a lata durava dois dias...

    Thyalle, pode chegar que vou botando água no feijão.

    Patrícia, a mamadeira teria economizado uns três anos de minha curta vida rsrsr

    ResponderExcluir
  8. morri de rir com esses post..imagino o perrengue que vcs passaram nesse processo, tadinha da Giulli. Só o bom humor salva!
    Dê uma super bj de dia das mães na Giu! bj grande

    ResponderExcluir
  9. Oi Capelli,
    Ao ler seu post parece que revi nosso 1º mês, eu também fiquei nesta neura com pouco leite, duas menininhas famintas e choronas, aqui só teve um detalhe diferente: a sonda nos orientaram a colocar nos bicos dos peitos para que elas não largassem os mesmos pela mamadeira, então pense no caos que era... Mas sobrevivemos e elas estão lindas e saudáveis, tiveram a 1ª gripe com mais de 1 ano e meio e são super inteligentes, mesmo com toda campanha contra o complemento, detalhe, mamavam o Aptamil na mamadeira e só largaram o peito com quase 10 meses, sem nenhum problema. Somos guerreiros mesmo, viu.
    Mande beijos para sua mulher e filhos e parabéns pelo blog, você escreve muito bem.
    Rose, mãe de Cecília e Luísa

    ResponderExcluir
  10. Rose, valeu pelo comentário e pelo elogio!
    Um dia desses tava pensando em fazer uma camisa: "Usei sonda com meus filhos e sobrevivi!" rsrsrsrsrs
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Putz, que ótimo seu blog... Estou lendo durante as mamadas noturnas... No i-phone (até q enfim achei uma utilidade para ele), em cima da almofada de amamentação de gêmeos... Minhas crias completam 1mês em 4 dias... Seus textos tem conseguido me manter acordada. E é ótimo saber que vc não é a única pessoa em pânico e que as fotos da capa da Caras na famosa amentando feliz e maquiada é uma farsa que merecia punição.. Já não me sinto tão fracassada por ter que dar umas mamadeiras para elas... Valeu! Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Cara vou te contar que usei o equipo tambem para amamentar minha filha, com 3 semanas o que eu tinha de leite não sustentava a bezerra...uma só e mamava os dois peitos até não sobrar uma gota. Daí conheci uma técnica de colocar o Nan no bendito copinho e quando a bezerra etava terminando de sugar o segundo peito e já ameaçando chorar eu botava a sonda no peito, dentro da boca dela para ela sugar junto com o peito e ainda segurava o potinho. Foram 5 meses assim, até que chegou um momento que eu dava 150 ml de Nan e os dois peitos. Aí fui para a mamadeira do belzebu e ela mamou até um ano no peito. Sinistro viu...choreeeei, me sentia uma fracassada por não jorrar leite e tinha medo de que ficando deprimida ia diminuir o leite. O pai me ajudava como podia coitado, me consolava e segurava o caninho para a hora H. Como sofri a toa mimha filha vai fazer 4 anos, tem a saúde de um touro...sacou bezerro touro rsrsrrs enfim, sempre dormiu a noite toda, mamava de dia e de noite dormia. Super saudável mas é punk ser pais de primeira viagem. Parabéns pelo blog. Morri de rir.

    ResponderExcluir
  13. Ola.. Adorei seu blog, realmente é muito legal ver o lado parteno , que sempre fica ignorado. Mas minha dica é vc se informar mais.. Eu gosto do jeito que escreve é divertido e inteligente, mas poxa :

    "Algumas delas respondem pelo nome de doulas. É aquela mulher zen toda a vida, que curte florais, adora terapias alternativas, só toma homeopatia e tem o dom de dizer tudo o que uma mulher grávida com os hormônios enlouquecidos está louca pra escutar. Parceiro, vai por mim, se ouvir esse nome saindo da boca da sua mulher, corre sem olhar pra trás rsrsrs."

    "Vejam bem, nada tenho contra as doulas, não estou generalizando mas, no meu caso, como se tratava de uma das mais famosas, fiquei horrorizado com sua incapacidade de entender o contexto e ser maleável nas suas convicções."

    Não acredito que a tal Doula tenha feito isso por simples convicção , por ser famosa ainda, deve ser bem instruida, e alias somos todas instruidas a informar baseado em evidencia cientificas . Estamos na semana mundial do aleitamento, aproveite para ler lgumas infos, nao quero parece grosseira, não é minha intenção, mas existe grandes mitos na obstetricia e maternagem que precisam ser quebrados.

    Sobre as doulas, sim eu sou o exemplo perfeito citados acima , mas a grande maioria não tem a minima ideia do que é homeopatia, floral e bla bla bla, nao somos hippies, bruxas , nem nada.. Somos mulheres, que sofreram milhares de violencia , das quais um homem "dificilmente" pode entender, ( por exemplo "o que alimenta mesmo é o feijão com arroz") não por mau, mas porque muitas informações e os bastidores dos fabricantes e leite em pó , e dos hospitais , não são divulgados e graças as Doulas , novos debates estão sendo realizados dentro dos conselhos regionais de medicina, sobre praticas sem evidencia e para acabar com o livro comercio de leite em pó , por exemplo, porque é um veneno para criança, pode não morrer, mas fica sem a vacina mais eficaz que o corpo humano pode receber, alem disso um bebe nao quer soh o peito para mamar, ele quer cheirar a mãe, deitar na mãe, sentir o coração ...


    Aqui te ofereço a cartilha do nosso governo, sobre amamentação e o porque vale a pena vencer as barreiras da dor ( sou a favor usar mamadeira no desespero) , vale a pena se informar durante gestação e preparar bico ( trabalho de doula tambem) entre outras coisas.

    Bom, desculpa qualquer palavra mau colocada, mas percebi que aqui a ideia é um espaçø aberto para discussão.
    Estou a disposição para tirar qualquer duvida sobre nosso trabalho e os beneficios do aleitamento materno EXCLUSIVO.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/album_seriado_aleitamento_materno.pdf

    ResponderExcluir