quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Avenida Brasil

É por isso que gosto do ócio criativo. O cara pra poder pensar e refletir precisa de um tempo coçando o sa..., quer dizer, um tempo olhando pro nada e, no meu caso, este tempo consigo no trajeto de ônibus vindo pro trabalho, até porque na volta eu vou babando no ombro da pessoa ao lado. É uma cena meio patética porque tenho quase dois metros, então não consigo encostar minha cabeça no encosto do banco. Quando tento meu pescoço que fica apoiado, minha cabeça vai lá no banco de trás e ainda escancaro minha boca, que não é nem um pouco pequena. Me resta dormir com o corpo inclinado pra frente, indo pra esquerda e pra direita ao sabor das curvas, igual um bonecão do posto sem ar, sendo escorado por minha companhia no banco ou por uma alma caridosa do corredor.

E foi numa vinda destas, pensando sobre a crise econômica mundial, os problemas da zona do Euro, a guerra na Síria e o perigo nuclear iraniano que tive uma sacada impressionante: já notou como os homens da novela das 8 são todos uns babaquaras? Que esta novela é altamente preconceituosa contra o gênero masculino? E que ninguém fala nada, absolutamente nada sobre isso? Ah, minhas amigas, mas aqui não tem essa parada não, vou denunciar este autor, fazer cartaz, tuitaço, lista no feicibúqui, o escambau, mas assim não vai ficar. Duvida do que estou falando? Então vamos lá.

Leleco: Um coroa cheio de onda, cheio de marra, machista, que larga a mulher pra pegar uma mais nova e, não satisfeito pela troca maravilhosa, ainda traiu a coitadinha com a ex-mulher, isso sem contar que nesse meio tempo fez de tudo pra promover um flagrante pra provar que ela não prestava, usando das piores artimanhas possíveis. Nunca confiou em uma mulher e acha que a natureza dela é trair, não é possível ela amar uma pessoa mais velha.

Tufão: um bananão, sem pressão, um corno flamenguista que nunca sabe de nada e mesmo com as coisas sendo esfregadas na sua cara se recusa a enxergar. A mulher faz gato e sapato dele, engana, tira dinheiro, trai e ele lá, com aquele sorriso de bestalhão e aquela voz fanha.

Jorginho: O inocente, a vítima, o coitadinho. Nunca sabe em quem acreditar, não consegue discernir entre a verdade e a mentira, vive sendo ludibriado, tá sempre em crise. Não fosse a carcaça do Kauã, a mulherada passava looooonge.

Cadinho: apesar de ser meu ídolo, é retratado como um polígamo, um sem vergonha que fica enrolando três mulheres, um galinha com classe. 

Diógenes: Depois de anos encalhado, resolve voltar pra mulher que o abandonou e toma outra pé na bunda. Mais um trouxa enganado.

Max: enrolado pela Carminha que o faz de marionete desde os 18 anos, um otário manipulado, um mané que não tem trabalho e vive como um parasita querendo se dar bem sempre com algum golpe. Fica lá só malhando e mamando nas tetas do outro otário, o Tufão.

Lúcio: bandidinho de merda que vive também tentando um golpe pra se dar bem sem trabalhar.

Adauto: um idiota completo, apesar de bom coração. Analfabeto e burro, sempre com tiradas toscas que em nenhum momento prezam por sua inteligência. Vive da pena alheia, não só por sua burrice mas por ter perdido o pênalti pelo Divino.

Nilo: um crápula do lixão, enganado pela Lucinda vive de restos, bêbado e chantageando todo mundo pra tentar se dar bem. Nunca tentou arrumar um emprego. A Lucinda mora do lado dele, faz a mesma coisa que ele, e vive numa mansão projetada pelo Vik Muniz, o Niemeyer da reciclagem. Como se explica isso????

Aí tu pega as mulheres: todas poderosas, com iniciativa, trabalhadoras, pensantes. Não é a toa que as protagonistas são mulheres, que toda a história se desenrola a partir do trio Lucinda-Carminha-Rita. 

Eu não sei não, tô meio bolado porque o rolo compressor tá tão grande que já tem até mulher bomba, uma função que era exclusivamente masculina. Depois disso, onde vamos parar, meus deuses????

A novela das 8 é sempre um reflexo da conjuntura social, e nada do que acontece nela é estranho ao que vivemos no dia a dia. Se fosse seria novela das 6, de época, ou das 7, engraçadinha e sem compromisso com nada. Pensem bem nisso.

O que isso tem a ver com crianças e pais? Nada.

Mas que é interessante é.

19 comentários:

  1. Cappelli, como faço para endossar este texto?
    Por favor, coloque aí uma observação. "Texto endossado pela Jemima Pompeu, uma leitora paulistana que parou de acompanhar a novela Avenida Brasil"

    Concordo com tudo, exceto com a última frase. Isso tem a ver com as crianças, pais, mães, avós, papagaio e piriquito sim. Existem muitas 'Ágatas' por aí, viu? Não vou dizer again que adoro os seus textos. Gosto de gente que pensa. Beijo dos seus lindos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila, Gel. Se alguém meter o malho no texto eu digo que foi você que escreveu a parte reclamada rsrsrsrs

      Excluir
  2. ahahahahaha morri de rir...

    faz sentido....

    ResponderExcluir
  3. hauhauahuahu muito boa sacada ... ri muito ...

    ResponderExcluir
  4. Justamente, tem muito a ver com pais e filhos. A sociedade tá tão de merda e tão destrambelhada que a novela é so uma caricatura dela. Me aponta uma familia inteira, feliz, composta nesta novela? A sua familia (e a minha tambem) composta de pai que trabalha, mae que cuida das criancas, essa familia parece que nao existe mais! É por isso que a gente nem assiste novela da Globo. Nem a de época. Nem a engraçadinha...
    Mas é bom falar de outras coisas que não sejam pérolas de filho, cocôs explosivos ou doenças de creche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari,

      Se fossem retratar nossas famílias só poderiam começar a filmar 23:00h e olhe lá. Isso se você e minha mulher ficassem acordadas rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  5. Menino do céu! Vim parar no seu blog justo nesse texto ahhahaha Vou voltar sempre. Destaque para a "casa projetada por Vik Muniz" e a "mulher-boma". Ri alto.

    Mas posso falar sério? [Bom, falava sério quando dizia que voltarei aqui] Pra levantar a bola das mulheres não precisa rebaixar os homens a um bando de babacas, né? O autor tem seus méritos na trama (embora não engula até hoje Nina não ter guardado as benditas fotos no Dropbox. Um pendrive resolvia, gente!! :D), mas essa polarização dos gêneros realmente deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei com medo da mulher-bomba. Vai que a moda pega?

    Se estes autores não se atualizarem, daqui a pouco teremos personagens vendo VHS e escutando fita cassete, aí tá demais...

    Não é possível que não exista uma forma de fazer uma trama que leve em conta as inovações tecnológicas, né não?

    Enfim, pode voltar que vou botando água no feijão.

    abs





    ResponderExcluir
  7. E ainda fiquei pensando nos porquês de todos esses homens serem malhados pelha mulherada, mas tenha dó né...
    Tô com dor de barriga de tanto rir.

    Acho que é por isso que a outra novela das 7 será "Guerra dos sexos", tendo o Toni Ramos como machista incurável, acho que é por vingança...kkkk

    abraço

    Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony Ramos machão é quase igual a colocar a Martinália com sex symbol...

      Excluir
  8. Na hora da novela normalmente estou no quarto com alguma das crianças, esperando que ela durma e me deixe ir tomar um banho, ir ficar com meu marido, ir recarregar as energias. Sem chance pra novela nestes tempos bicudos de gêmeos com 1 ano e 3 meses! :)

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha, ai gente, só eu não conhecia esse blog ainda?
    Devidamente confrariado, rapaz!
    (Vem cá, e esse povo todo vendo novela? Ninguém tem filho pra criar, não?)
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
  10. Ih, Mari, tu demorou tanto que agora já não garanto mais achar o sapo com a boca amarrada e seu nome dentro...

    ResponderExcluir
  11. O pior e a garotada do lixao, so tem menino fofoqueiro!

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei seu blog..estou te seguindo..me faça uma visita tmb...bjss
    www.arthurnossorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir